Fotolog forms Twitter Orkut

Nosso dia 8



Sobre amor: não desista tão fácil.

De alguma forma, eu acho que está rondando por aí um conceito errado de amor. Vamos deixar claro desde o inicio, não é como se eu tivesse a fórmula definitiva do amor e soubesse quando ele existe ou não, quando ele está certo ou não. Mas, algumas coisas, algumas atitudes, eu não posso simplesmente ver e achar que é questão de "cada um com seu cada qual". Algumas coisas vão além. E ver essas coisas me deixa um tanto aflito. O meu conceito de amor é que está errado, então?

Senão, vejamos. Eu vi por aí (sei de vários!) fim de longo namoro porque o namoro em questão tinha se transformado em uma grande amizade. E que sem paixão não dá pra viver. E que não dá pra viver amando o melhor amigo.

Eu não consigo concordar com isso. Respeito o sentimento alheio, mas não entendo. Eu entendo que no meio do caminho de um relacionamento de anos você pode "enjoar" da pessoa e não querer estar mais com ela. Você pode sentir falta daquela paixão avassaladora do começo, pode querer sentir tudo aquilo de novo. Mas, será? Será que esse é o ideal, viver constantemente em uma montanha-russa?

Quando penso em passar o resto da minha vida com uma pessoa, não penso que ficarei todo dia desesperado de paixão, pensando nela o tempo todo, chorando se ela não está. Eu me imagino vivendo aqui e a pessoa lá, com a gente se encontrando no final do dia, compartilhando a nossa vida. Uma parceria. Uma grande amizade, por que não?

A maioria das pessoas querem um amor de cinema, das grandes paixões fulminantes e dois anos depois se cansam e decretam que acabou. Não parecem perceber que o amor não é assim, ele é construído todo dia. E que a pessoa do seu lado certamente terá um monte de defeitos e justamente por isso vocês devem continuar juntos. Porque, sabe, não existe ninguém no mundo que não seja insuportável. Eu sou, você é. Seu namorado é. Mas, é essa pessoa que estará contigo até o final e é com ela que você deve se preocupar. Não com as possibilidades lá fora, todo um mundo de pessoas que esbravejam alegremente a solteirice e choram baixinho de solidão sem contar pra ninguém.

Eu não consigo imaginar como pode ser um defeito o amor da minha vida ser o meu melhor amigo. É claro que amar o seu melhor amigo não é garantia de um compromisso eterno (nada é garantia pra isso). Mas, se apaixonar loucamente também não é.

Seria bacana se as pessoas tentassem um pouco mais. Vejam que a vida não é fácil, que é maravilhoso ter do seu lado alguém que você conhece, que sabe das suas manias e dos seus defeitos. E que, mesmo assim, está do seu lado. Apaixone-se pelo amor que vocês tem um pelo outro. Enquanto houver amor, tente.

do Carpinejar

Espero alguém que não tenha medo do escândalo, mas tenha medo da indiferença. Espero alguém que ponha bilhetinhos dentro daqueles livros que vou ler até o fim. Espero alguém que nunca abandone a conversa quando não sei mais falar. Espero alguém que, nos jantares entre os amigos, dispute comigo para contar primeiro como nos conhecemos. Espero alguém que prove que amar não é contrato, que o amor não termina com nossos erros. Espero alguém que não se irrite com a minha ansiedade. Espero alguém que arrume ingressos de teatro de repente, que me sequestre ao cinema, que cheire meu corpo suado como se ainda fosse perfume. Espero alguém que não largue as mãos dadas nem para coçar o rosto. Espero alguém que me olhe demoradamente quando estou distraído, que me telefone para narrar como foi seu dia. Espero alguém que procure um espaço acolchoado em meu peito. Espero alguém que leia uma notícia, veja que haverá um show de minha banda predileta, e corra para me adiantar por e-mail. Espero alguém que fique me chamando para dormir, que fique me chamando para despertar, que não precise me chamar para amar. Espero alguém com uma vocação pela metade, uma frustração antiga, um desejo de ser algo que não se cumpriu, uma melancolia discreta, para nunca ser prepotente. Espero alguém que comente sua dor com respeito e ouça minha dor com interesse. Espero alguém que pinte o muro onde passo, que não se perturbe com o que as pessoas pensam a nosso respeito. Espero alguém que vire cínico no desespero e doce na tristeza. Espero alguém que curta o domingo em casa, acordar tarde e andar de chinelos, e que me pergunte o tempo antes de olhar para as janelas.

Fabrício Carpinejar