Fotolog forms Twitter Orkut

Sobre amor: não desista tão fácil.

De alguma forma, eu acho que está rondando por aí um conceito errado de amor. Vamos deixar claro desde o inicio, não é como se eu tivesse a fórmula definitiva do amor e soubesse quando ele existe ou não, quando ele está certo ou não. Mas, algumas coisas, algumas atitudes, eu não posso simplesmente ver e achar que é questão de "cada um com seu cada qual". Algumas coisas vão além. E ver essas coisas me deixa um tanto aflito. O meu conceito de amor é que está errado, então?

Senão, vejamos. Eu vi por aí (sei de vários!) fim de longo namoro porque o namoro em questão tinha se transformado em uma grande amizade. E que sem paixão não dá pra viver. E que não dá pra viver amando o melhor amigo.

Eu não consigo concordar com isso. Respeito o sentimento alheio, mas não entendo. Eu entendo que no meio do caminho de um relacionamento de anos você pode "enjoar" da pessoa e não querer estar mais com ela. Você pode sentir falta daquela paixão avassaladora do começo, pode querer sentir tudo aquilo de novo. Mas, será? Será que esse é o ideal, viver constantemente em uma montanha-russa?

Quando penso em passar o resto da minha vida com uma pessoa, não penso que ficarei todo dia desesperado de paixão, pensando nela o tempo todo, chorando se ela não está. Eu me imagino vivendo aqui e a pessoa lá, com a gente se encontrando no final do dia, compartilhando a nossa vida. Uma parceria. Uma grande amizade, por que não?

A maioria das pessoas querem um amor de cinema, das grandes paixões fulminantes e dois anos depois se cansam e decretam que acabou. Não parecem perceber que o amor não é assim, ele é construído todo dia. E que a pessoa do seu lado certamente terá um monte de defeitos e justamente por isso vocês devem continuar juntos. Porque, sabe, não existe ninguém no mundo que não seja insuportável. Eu sou, você é. Seu namorado é. Mas, é essa pessoa que estará contigo até o final e é com ela que você deve se preocupar. Não com as possibilidades lá fora, todo um mundo de pessoas que esbravejam alegremente a solteirice e choram baixinho de solidão sem contar pra ninguém.

Eu não consigo imaginar como pode ser um defeito o amor da minha vida ser o meu melhor amigo. É claro que amar o seu melhor amigo não é garantia de um compromisso eterno (nada é garantia pra isso). Mas, se apaixonar loucamente também não é.

Seria bacana se as pessoas tentassem um pouco mais. Vejam que a vida não é fácil, que é maravilhoso ter do seu lado alguém que você conhece, que sabe das suas manias e dos seus defeitos. E que, mesmo assim, está do seu lado. Apaixone-se pelo amor que vocês tem um pelo outro. Enquanto houver amor, tente.

0 comentários: